Trabalho Geografia Sul
Jesuítas deram início à colonização das áreas que se localizam nos campos do sul: Objetivando a catequização dos indígenas, os jesuítas espanhóis foram os fundadores de diversas missões no território que é hoje o Rio Grande do Sul.
As terras que se localizam nos planaltos foram ocupadas pelos imigrantes vindos da Europa: A Região Sul do Brasil seria completamente ocupada com a colonização, que divide-se em ambas as fases. A primeira fase foi a dos colonizadores vindos do Açores (portugueses), A segunda teve início nas primeiras decadas do século XIX, com os imigrantes vindos da Alemanhanota e Itália
A Região Sul do Brasil é a menor das regiões do país. Divide-se em três unidades federativas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tem como limites: ao sul com o Uruguai; a oeste com a Argentina e o Paraguai; a noroeste e ao norte com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo; e a leste com o oceano Atlântico.
A Região Sul, propriamente dita, é um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica.
Os primeiros e milenares habitantes que viviam na Região Sul do Brasil foram os povos indígenas naturais da terra, principalmente os guaranis (mbyás), os kaingangs e os carijós. O clima típico desta região é mais frio em comparação ao clima tropical, e é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país. Nesse clima, as temperaturas variam de 16°C a 20°C ao ano, porém, o inverno é costumeiramente muito frio para os padrões brasileiros, com frequência de geadas na quase totalidade das áreas, e em lugares onde há altitudes de maior elevação, neve cadente.
Cultura
A cultura artística da região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos.
A cultura gaúcha é muito forte e influencia toda a região. As principais manifestações estão na