Trabalho Geografia Copia
De
Geografia
Equipe: 6. Felipe 7. Flávio Filho 15. Lucas 16. Márcio Filho 18. Mateus Professor: Henrique 6° Ano
Estação meteorológica Introdução Pode-se prever ou pelo menos perceber alterações nas condições climáticas de uma determinada região através do conhecimento de algumas grandezas como umidade relativa, temperatura, pressão e velo- cidade dos ventos, dentre outras. As- sim, com o objetivo de ilustrar como estas alterações podem ser observa- das, apresentamos uma pequena estação meteorológica que pode ser construída facilmente por alunos do Ensino Médio e mesmo do Fundamental. Juntando as observações realizadas nos três equipamentos a uma medida de temperatura, que pode ser obtida até mesmo com um termômetro clínico, temos a indicação de que uma mudança do clima pode ocorrer. Um ponto interessante sobre esta estação é que os alunos poderão observar conceitos vistos em sala de aula na prática e como eles podem afetar nossa vida.
O sistema
Barômetro: Medida da pressão atmosférica
Este é o mais simples dos três equipamentos propostos. Necessitamos de um recipiente de boca larga (por exemplo, um vidro de maionese vazio e limpo), uma bexiga para festas, um canudinho e uma base que pode ser de madeira, papelão, cartolina ou outro material qualquer. A construção é direta e fácil:
Primeiramente corta-se a bexiga logo abaixo do seu “pescoço” e com a parte maior cobre-se a boca do vidro de maionese mantendo a bexiga esticada. Com o auxílio de um barbante, fixa- se a bexiga amarrando-a à boca do vidro. Para melhorar a fixação, pode- se passar uma fita adesiva sobre o barbante, como ilustrado na Fig. 1. A seguir, o canudinho de refrigerante deve ser fixado na superfície da bexiga, também com fita adesiva. O conjunto deve então ser colocado ao lado de uma escala graduada, como na Fig. 1. Está finalizado o barômetro e seu funcionamento é o mais simples possível: quando a pressão externa diminui, a pressão interna do vidro de