Trabalho FISIOLOGIA
O Sistema Reprodutor Feminino ou Aparelho Reprodutor Feminino é o sistema responsável pela reprodução humana que cumpre diversos papéis importantes: produz os óvulos, fornece um local apropriado para a ocorrência da fecundação, permite a implantação de embrião, dá a ele condições para seu desenvolvimento e executa atividade motora suficiente para expelir o novo ser quando ele completa sua formação.
O sistema reprodutor feminino é formado pelos seguintes órgãos: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.
Objetivo
Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções.
Ovários
Os ovários são dois órgãos de forma oval que medem de 3 a 4 cm de comprimento. Suas funções são produzir gametas (óvulos), e manter um óvulo fertilizado durante o desenvolvimento completo através da fase embrionária e fetal até o nascimento. Produzir hormônios sexuais (estrógeno e progesterona) que controlam os órgãos do aparelho reprodutor e tem influência sobre outros órgãos do corpo.
Como se sentirão os gêmeos dizigóticos, aqueles gerados por dois óvulos e dois espermatozóides, portanto com carga genética distinta, que não são necessariamente parecidos, mas que estiveram juntos desde o útero materno?
Gêmeos sempre despertam curiosidade, especialmente os univitelinos que são monozigóticos, isto é, formados a partir da divisão de um único óvulo fecundado por um só espermatozóide.
A gestação ovular tem características particulares e implica um seguimento mais cuidadoso por parte do médico e da própria gestante. Dificilmente atinge as quarenta semanas previstas, já que a capacidade de distensão do útero vai até certo ponto e a maioria dos partos é feita por via alta, ou seja, por cesariana.
Ovogênese: É o processo de produção de gametas femininos, processa-se em três etapas:
Fase de multiplicação- ovogônias sofre várias divisões meióticas
Fase de crescimento – ovogônias cresce e sofre modificações graduais (ovócito I)
Fase de maturação – Ovócitos I sofre 1ª divisão