trabalho fisiologia
Nos mecanismos de auto-regulação que levam à homeostase, atuam integralmente fatores nervosos e hormonais. Tais mecanismos implicam em um feedback,ou retroalimentação.
Feedback: o aumento ou diminuição de uma função (pressão, glicemia), provoca uma alteração (física ou química) no organismo, e esta alteração desencadeia uma reação para a correção funcional, garantindo o equilíbrio dinâmico.
O exercício aeróbico aumenta o número e o tamanho das mitocôndrias musculares. Com esse aumento diminui o espaço citoplasmático, diminuindo o espaço que o glicogênio e fosfato creatina ocupariam.
Feedback negativo: é quando a alteração funcional se faz num sentido e a reação para a correção em outro, ou seja, a resposta do sistema de controle é oposta ao estímulo:
Ex.: regulação respiratória =
Ç [ ] de CO2 Ç centro respiratório Ç ritmo respiratório È [ ] de CO2
A hiperventilação aumenta o pH muscular em questão de 1 ou 2 segundos.
Feedback Positivo: é a retraoalimentação positiva observada em casos nos quais a alteração funcional e a reação se fazem no mesmo sentido, aumentando o desequilíbrio.
Ex.:[ ] de sais no sangue =
Ç [ ] de sais Ç sede Ç ingestão d’água do mar Ç [ ] de sais
Enquanto o feedback negativo é um mecanismo comum de controle, a retroalimentação positiva é um desarranjo dos controles normais.
Sistemas de Controle do Organismo: são uma série de componentes interligados que servem para manter um parâmetro corporal - físico ou químico em equilíbrio dinâmico.
A maior parte destes sistemas reside dentro da célula e age para regular as atividades celulares. Ex.: síntese e degradação de proteínas, manutenção das quantidades apropriadas de nutrientes estocados, etc.
Componentes do Sistema de Controle:
1) receptores: 2) centro integrador (centro de controle):
3 ) efetores:
Ex.: ã temperatura ã receptores térmicos (pele) ã centro termorregulador (snc) ã efetores (arteríolas)
Lucro do Sistema de Controle (gain): é a