Trabalho FIO
Ética:
Palavra derivada do grupo Themo, “Ethos” traduzido por ética.
É um conjunto de valores que diz respeito ao comportamento do homem em relação a outro numa sociedade. A ética pertence à filosofia, considera questões profundas acerca da vida, do seu destino e do universo constituindo princípios e valores. É a virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais, segundo os valores ao bem e a decência publica, são as origens morais de uma sociedade e seus grupos, equilíbrio para o bom convívio social.
Moral:
Palavra derivada do latim, termo “moris” traduzido por moral.
Que significa costume ou deveres do homem, é a consciência que cada ser humano possui, é o que nos faz distinguir o bem e o mal, certo e errado, dentro do contexto em que se vive. A moral ajuda na tomada de decisões com base nos princípios sólidos que cada individuo possui a parte real que é expressa por hábitos, valores culturalmente estabelecidos.
Thomas Hobbs (1588-1679) Thomas Hobbes foi um filósofo político, matemático e materialista, famoso por seus livros; Leviatã (1651) e do Cidadão (1651).
Moral e ética de Hobbs. Para Hobbs o egoísmo é à base da moral, ou seja, o ser humano tem direito a tudo, cada um tem seu próprio poder e pode usá-lo como quiser, para defender seus interesses próprios. (Homem lobo do próprio homem). O indivíduo faz tudo o que seu julgamento achar correto, porem essa forma de agir e pensar gera guerra, confrontos, destruição, medo e conseqüentemente prejuízo as indústrias agrícolas navegação e desenvolvimento da ciência. O direito da natureza lida com os corpos naturais, as paixões dadas pela mente, os homens lutando uns contra os outros para preservar sua própria natureza. Hobbs diz que se trata de preservar a vida, fazendo a paz sempre que possível e a guerra sempre que necessário. O egoísmo e a guerra colocam em risco a própria conservação humana, o que gerou a decisão de