Trabalho Final Logistica Verde
Logística Verde
A logística verde teve inicio no final do século xx e XXI e foi motivado pelo crescente índice de emissão de gases gerados pela combustão de fósseis naturais e também pela necessidade de desenvolvimento de projetos que tenham o objetivo de evitar que ações geradas pelo transporte e armazenagem causam avarias a embalagens de produtos químicos. A Logística Verde planeja e diminui impactos ambientais da logística comum.
A reciclagem de qualidade a reciclagem de produtos ressaltantes de processo produtivos das empresas, tendo como foco a diminuição da degradação do meio ambiente.
Exemplos: retorno das garrafas (vasilhame), coleta de lixos e resíduos recicláveis.
O principal objetivo da logística verde é coordenar as atividades dentro de uma cadeia de suprimentos de tal forma
Logística reversa
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo.
Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou à partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como “logística verde”, começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão,
•Verde x reversa
Devolução de produtos
Retorno
comercial/vendas
Mercados secundários
• Reversa
Reciclagem
Remanufatura
Embalagens
reutilizáveis
Redução de embalagens
Poluição sonora e do ar
Impactos ambientais
• VERDE
Conclusão:
A matéria prima que volta a sua origem pode ser reaproveitada Para não degradar o meio ambiente,