Trabalho Final Logistica 1 1
Os indicadores de desempenho são medidas que ajudam as empresas a definir, avaliar e melhorar sua performance em áreas consideradas importantes para a organização, pois visam melhorar continuamente alguns processos - já que com o uso deles é possível comparar o desempenho da empresa ao longo dos anos- para obter vantagem competitiva. São bastante utilizados pela gerência para direcionar os esforços dos colaboradores, pois facilitam a identificação do problema e o direcionamento dos esforços para a melhoria dos índices mais importantes. Os indicadores são diferentes entre as empresas, porque reflete os processos e estratégia das mesmas.
Os indicadores de desempenho são únicos para cada empresa, pois devem refletir a estratégia da mesma. Assim, na área de logística, para algumas empresas um indicador importante será relacionado ao tempo, enquanto para outras será o custo ou a qualidade.
Além disso, os indicadores de desempenho devem ser usados não apenas para avaliar processos internos, mas também os processos externos. Os KPI podem ser utilizados para avaliar várias partes da empresa, temos, por exemplo, indicadores financeiros, de qualidades, logística, operações, processos, etc.
Seguramente existem mais de uma centena de indicadores de desempenho em logística, abrangendo o monitoramento da performance nas atividades de transportes, movimentação e armazenagem de materiais, logística reversa e gestão de estoques.
Tópicos abordados:
Os indicadores de desempenho logísticos podem ser classificados da seguinte forma:
Indicadores de custos - São exemplos de indicadores de custos, o custo com transporte e com a movimentação e armazenagem de materiais, o custo com estoques, o custo com a logística reversa, custo com a obsolescência de estoques de insumos e produtos acabados, etc.
Indicadores de conformidade do processo - Indicadores de conformidade do processo, semelhante à classificação anterior, tratam de monitorar os aspectos e as