Trabalho final do nematodo
Impacto da invasão pelo Bursaphelenchus xylophilus no crescimento florestal
[pic]
PEDRO CONCEIÇÃO
Coimbra
1 Caracterização geral do nematodo da madeira do pinheiro (PWN): Bursaphelenchus xylophilus
O nematodo da madeira de pinheiro (PWN), Bursaphelenchus xylophilus (Fig 1), é originário do Norte da América, e provoca a doença destrutiva do definhamento do pinheiro.
[pic] Fig. 1
Apesar de ser indígeno do Norte da América, PWN foi reportado no Japão, Coreia e China na Ásia, e em Portugal na Europa. O escaravelho do pinheiro Japonês Monochamus alternatus (Fig. 2) é o vector mais importante na transmissão do nematodo da madeira do pinheiro no Japão e China.
[pic] Fig. 2
2 Influência do PWN no crescimento do diâmetro das árvores dos pinheiros
Foi feita uma comparação múltipla no incremento total em DBH nos pinheiros Masson afectados pelo PWN (Fig. 3). Verificou-se que as árvores saudáveis cresciam mais perto de tocos (S) que nas árvores caídas no solo (F). Além disso, constatou-se que as árvores cresciam mais na parcela (M1) de árvores atacadas pela doença do que naquela não atacada pela doença (M2).
[pic] Fig. 3
2.1. Influência do PWN no crescimento em altura das árvores dos pinheiros
Segundo o gráfico da Fig. 4 as árvores S, F, M1 e M2 mostraram um aumento de crescimento após o ataque do PWN em 1996.
[pic] Fig. 4
Uma explicação plausível para estes resultados, é que a remoção das árvores doentes pode rapidamente aliviar a competição pelo espaço e luz solar entre elas, resultando num valor de crescimento máximo para os remanescentes.
3 Redução da população de Bursaphelenchus xylophilus por inoculação de Trichoderma spp em árvores de pinheiro mortas