trabalho filosofia
1) Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo?
2) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exilo ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito? 3) Como podemos entender a afirmação se Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?
4) Quais acusações as principais feitas contra Sócrates?
5) Como Sócrates defende-se das acusações realizadas contra ele? 6) Qual parte do livro pode ser entendida como exemplo de método socrático?
7) Qual a ideia geral do livro sobre a acusação de Sócrates?
8) Ao ser acusado de ateísmo, Sócrates protagonizou uma das cenas mais apoteóticas da história da filosofia, valendo-se de argumentos lógicos e racionais. Reproduza os argumentos Socráticos e interprete-os.
9) As palavras de Sócrates relatadas por Platão na obra “Apologia de Sócrates” representam as mesmas proferidas em concreto perante o tribunal de Atenas ou refletem os pensamentos do autor da obra a respeito das injustiças sofridas pelo protagonista? Justifique sua resposta.
10) Quem nos apresenta Sócrates é Platão, um dos seus mais dedicados discípulos, que revela o mestre á sua maneira, retratando um homem integro e coerente, cuja missão de vida era busca do conhecimento e de sua aplicação. De que modo Platão utiliza o discurso de Sócrates para apresentar seu próprio pensamento a respeito de temas como: ética, teoria politica, vida após a morte e o dualismo corpo/alma?
RESPOSTAS
1) Para Sócrates o filósofo tinha papel de buscar pela verdade e espalhar conhecimentos entre os homens. Para ele era importante que o homem se conhecesse e para isso ele deveria também conhecer sua ignorância, citar perguntas e alternativas que levassem ao conhecimento, porque a partir do momento em que o homem admite não saber de tudo e busca sempre mais conhecimento ele se torna cada vez mais sábio.
2) Se ele fugisse estaria