Trabalho filosofia
Pesquisa Bibliográfica
E.E Parque Imperial
Barueri - 2015
Gabriel Henrique de Souza Nº 12 2º Ano B
Pesquisa Bibliográfica
Trabalho de Filosofia,
Teoria do Indivíduo,
Tornar-se indivíduo,
Condutas massificadas e Alienação Moral
Prof º Paulo, Filosofia
E.E Parque Imperial
Barueri - 2015
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Referências bibliográficas
Introdução
Indivíduo: alguém que se autodetermina segundo seu pensar e sua vontade; alguém autônomo e soberano.
Contratualismo: Ideia de que, para viver em segurança, os homens assinam um contrato onde transferem seu poder de governar a si próprio a um terceiro -o Estado - para que este governe a todos.
Principal filósofo: Thomas Hobbes
Teoria Liberal: Ideia de que o Estado deve regular as ações entre os homens, atuar como juiz nos conflitos sociais; mas deve fazer isso garantindo a Liberdades e os direitos individuais, como a Propriedade.
Principal filósofo: John Locke
Utilitarismo: Ética normativa (referente a normas), relativa à Utilidade. Útil é aquilo que encaminha o homem à Felicidade. Diz que a Felicidade reside na busca do máximo de Prazer e no mínimo de Dor. O Bem consiste na busca pela Felicidade.
Filósofos: Jeremy Bentham e John Stuart Mill
O indivíduo segundo John Locke
O filósofo inglês John Locke nasceu em Wrington em 1632 morreu em Essex em 1704. É um dos defensores do empirismo inglês (corrente filosófica que defende que nascemos como uma tabula rasa “folha em branco” e adquirimos o conhecimento a partir da experiência). Locke e outros filósofos contratualistas (Hobbes e Rousseau) pensavam a vida do homem em sua origem, o que eles denominavam de estado de natureza.
Segundo John Locke no estado de natureza os homens são livres, não dependem da vontade dos outros homens, vivem em situação de igualdade, pois recebem as mesmas vantagens da natureza. Neste estado a vida