Trabalho Filosofia
Aluno Mário Christiano Cavalcante Franco da Silva
Atividade de Filosofia
Questões e temas para discussão – Texto 1, página 29
1 – Aponte as principais características do pensamento mítico
R- O pensamento mítico é uma forma em que um povo explica o mundo a seu redor, como a origem do universo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens da vida e seus princípios, apesar disso ele não se justifica porque não tem fundamento e questionamento a respeito da crítica e/ou correção. Um dos elementos centrais é o apelo sobrenatural, ao mistério e a magia
2-Contrastes essas características com algumas das principais características do pensamento filosófico-científico.
R- O pensamento filosófico-mítico encontra explicações da realidade baseadas na ciência, enquanto que o mítico busca explicação por meio do sobrenatural.
3-Em que sentido e razões pode - se dizer que o pensamento filosófico rompe com o pensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do século VI a.C?
R- Por que até então as explicações para os fenômenos naturais eram sempre atribuídos a entidades deificadas, Deuses e afins. Com os filósofos jônicos, depois Aristóteles e então Sócrates surgiu a linha de pensamento orientada pela lógica e conceitos ético-morais, independentes da crença. Certamente que o discurso mítico até hoje sobrevive, veja aí as igrejas e seitas das mais variadas formas, mas não é mais a regra, já que o discurso filosófico rompeu com a uniformidade das justificativas da existência.
4- Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
R-A insatisfação ao pensamento mítico se deu porque ele pretende fornecer uma explicação da realidade, porém se baseia naquilo que não possui explicação, tal como o mistério e o sobrenatural. A explicação dada pelo pensamento mítico se esbarra na impossibilidade do conhecimento
5-Qual a principal característica da escola jônica, considerada decisiva para o desenvolvimento do pensamento