Trabalho Filosofia
Para Platão os elementos que compõe a sua teoria de ideias são respectivamente:
Mundo Sensível: que é acessível pelos sentidos, mundo do movimento e da multiplicidade. O Mundo Ilusório: os objetos são “sombras dos objetos reais”. E a Teoria da Participação: O fenômeno só existe por fazer parte da ideia, da qual é “sombra”.
Mundo Inteligível: É o mundo das ideias, é o mundo real; refere-se à uma intuição intelectual. As ideias são unas, imutáveis e hierarquizadas; o BEM é a mais importante e mais geral de todas. Teoria da Reminiscência: Os sentidos despertam lembranças; conhecer é lembrar.
As distinções fundamentais de Aristóteles - Substância: Aquilo que é em si mesmo. Matéria: Princípio indeterminado do que o mundo físico é composto. Forma: É aquilo que faz com que uma coisa seja o que é. Potência: é a ausência de perfeição. E Ato: É a passagem da potência através do movimento.
Teoria da Iluminação: Consiste em que Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta, observando que a fé era muito importante e a verdade era um atributo advindo dela. Isso na declaração de Santo Agostinho sobre a Teoria da Iluminação. Pensamento de Platão:
Platão (428-347 a.c) viveu em Atenas, além de ser o discípulo mais famoso de Sócrates, foi o fundador de uma importante escola, a Academia. Platão deixou Atenas depois da condenação de morte do seu mestre. Retornou a Atenas com 40 anos procurando reabilitar Sócrates. Retomou a teoria de seu mestre sobre a ideia, e deu-lhe um sentido novo: a ideia é mais do que um conhecimento verdadeiro: ela é o ser mesmo a