Trabalho Filme Escola Da Vida
Curso: Pedagogia
Disciplina: Didática
Tema: Filme Escola da Vida –
Profa. Fernanda Oliveira Costa Gomes
Turma: NMA Participantes:
Claudia Florencio Fernandes RA 1318040
Dilma H A Oliveira RA 1314877
Francilene F S Silva RA 1312050
Jeniffer Daniela Avancini RA 1312734
Luana Cruz Silva RA 1311974
Maria da Conceição S Silva RA 1318403
Conclusão do Filme Escola da Vida
Fazendo uma reflexão sobre essas duas tendências pedagógicas apresentadas, percebe-se que o professor Matt nos direciona a um paralelo com o sistema educacional deste país, onde os interesses próprios estão em suma relevância e a necessidade de reforma na ideologia do educador está em segundo plano. Sendo assim, é com o método do Senhor D que se enxerga a possibilidade de reforma e de tomada de posição em relação ao tradicionalismo dogmático, pois o filme sugere essa atitude por parte daquele que o assiste, além de inspirar meios para que os professores tornem o ensino mais produtivo e embasado. O que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando determinado assunto, mas deve ser parte fundamental de construção de seu caráter e de seu futuro.
O filme propõe mudanças de metodologias quando a aprendizagem, interesse e motivações nas aulas são falhos, recorrendo assim a recursos práticos do cotidiano escolar, para aulas mais dinâmicas.
Para isso, o professor deve reconhecer e canalizar como fator produtivo das aulas, a quantidade de conhecimentos que cada aluno traz consigo, promovendo nos educandos o desejo de aumentar seus conhecimentos (a interdisciplinaridade); e também reconhecer que os mesmos são produtores e construtores de saberes.
É importante e necessário buscar meios para tornar