trabalho farmacologia
FACULDADE CIÊNCIAS DA SAÚDE-FACS
CURSO DE FARMÁCIA-FORMAÇÃO GENERALISTA
PROFESSORA: LORENA BRUNA PEREIRA DE OLIVEIA
AGONISTAS SELETIVOS DOS RECEPTORES ALFA 1 E ALFA 2 ADRENÉRGICOS
GOVERNADO VALADARES
2014
Agonistas seletivos dos receptores alfa 1 e alfa 2 adrenérgicos Pesquisar quais são os fármaco:
Seus efeitos farmacológicos;
Absorção, destino e excreção;
Efeitos adversos;
Usos terapêuticos.
AGONISTAS SELETIVOS ADRENÉRGICOS:
São drogas com uma utilidade terapêutica bastante reduzida, basicamente eles são vasoconstrictores, pois aumentam a resistência vascular periférica com aumento de pressão arterial. Eles são usados em estado de hipotensão. Também como descongestionante nasal, pois o entupimento ocorre pela vasodilatação que promove um extravasamento de líquido para o seio nasal.
Fenilefrina: (Ação farmacológica): Vasoconstrição das pequenas veias do interior do nariz diminuindo assim o volume de secreção produzida e assim a sensação de nariz escorrendo.
Efeitos Adversos: Hipertensão, bradicardia reflexa, boca seca, sedação, hipertensão de rebote com suspensão abrupta, Palpitações e aumento dos batimentos do coração.
Uso terapêutico: Congestão nasal (uso tópico),hipotensão postural
Indicações da Fenilefrina: Como midriático. Para dilatação da pupila em uveítes (sinéquias posteriores), cirurgias, refração (midríase sem cicloplegia), oftalmoscopia (direta ou indireta) e procedimentos diagnósticos.
Contraindicações da Fenilefrina:Gravidez risco C; mulheres em fase de lactação; crianças com menos de 2 anos; indivíduos com problema de coração; indivíduos com pressão alta; pacientes que fazem tratamento com MAO (inibidor monoamina-oxidase); indivíduos hipersensíveis a qualquer componente da fórmula.
Nofazolina: (Ação farmacológica): A Nafozolina atua na mucosa do nariz, tornando as