Trabalho faculdade
A pesquisa mostra vários autores que falam sobre a importância de atividade física na terceira idade, com essa pesquisa podemos observar as diferenças de qualidade de vida de praticantes e não praticantes de atividade física.
O estudo contou com 50 indivíduos tanto homens e mulheres, que possuem entre 60 a 80 anos de idade, contendo 16 perguntas fechadas e direcionadas para grupo praticantes e não praticantes de atividade física, levou em conta também o nível sócio econômico, escolaridade, relação familiares, doenças crônica degenerativas. O questionário aplicado, e organizado na tabela 1 a 13.
Em relação aos idosos praticantes de atividades de atividade física podemos verificar que, muitos idosos praticam a mais de um ano de atividade física, com frequência acima de três vezes semanal e com exercícios aeróbios como, por exemplo, a caminhada, isso mostra na tabela 1,2 e 3, já na tabela 4, mostra que a maioria dos idosos praticantes de atividade física notou melhora no estado geral da saúde, constatado 100% pelo médico. A prática de exercícios ajuda melhorar as capacidades motoras que apoiam a realização das atividades da vida diária, melhorando a capacidade de trabalho e lazer.
Na tabela 5, podemos verificar que 96% dos praticantes de atividade física não sentem desconforto com a prática de exercícios, como grande maioria pratica a caminhada trata de atividade aeróbica de baixa intensidade, dificilmente alguma pessoa sem restrições médicas, sentirá desconforto com a realização desta modalidade. Os exercícios aeróbicos fazem bem o sistema cardiovascular, ajudando na redução dos níveis elevados de colesterol LDL e aumento do HDL.
Podemos afirma que aos idosos que pratica atividade física melhora o estado de saúde e a capacidade motora e também constatado pelo médico, com isso a diminuição de doenças cai.
No caso dos idosos não praticantes, observou que grande