TRABALHO FACULDADE
A Antropologia pode ser definida como uma Ciência, reflexão, teoria filosófica, sobre a humanidade e sua cultura, tendo como objetivo o estudo completo sobre o homem que é centro de suas preocupações, buscando questionar sua totalidade, como ser biológico pensante e participante da sociedade, como sua origem, corpo humano, diferenças físicas, surgimento, etnias, raça, religião, alimentação, comportamento, desenvolvimento e sua perpetuação, sua função como criador de cultura e fazedor de história considerado na série animal, para tentar chegar a compreensão da existência humana. Paulo Freire parte do pressuposto de que o ser humano é histórico, circunstanciado em por condições espaço-temporais e que quanto mais refletir de maneira crítica sobre a sua existência, mais poderá influenciar-se e ser (mais) livre.
Algumas ideias-chave:
1- Toda a ação educativa deve, necessariamente, estar precedida de reflexão sobre o homem e de uma análise do meio de vida do aluno, isto é, a quem o educador quer ajudar a educar.
2- O homem chega a ser sujeito por uma reflexão sobre a sua situação, sobre o seu ambiente concreto. A educação leva o educando a uma tomada de consciência e atitude crítica no sentido de haver mudança da realidade.
3- Através da integração com o contexto, desenvolve-se a reflexão, o comprometimento, construção de si mesmo e o ser sujeito. O ser humano é capaz de reconhecer que existem realidades que lhe são exteriores: tem capacidade de discernimento, relacionando-se com outros seres. E a capacidade de discernir leva a perceber a realidade que, por ser externa, é desafiadora.
4- À medida que o homem se integra às condições de seu contexto de vida, realiza reflexão e obtém respostas aos