TRABALHO FABRICIA
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
DISCIPLINA: OFICINA DE GESTÃO SOCIAL
PROFESSORA: FABRICIA CARVALHO DA SILVA
ACADEMICAS: CARMELITA CONCEIÇÃO, LEIDES, LUANA CRISTINA, ROSANE DOS SANTOS E THAYS GESANNY
Gestão participativa
Participar se envolver discutir propor e compartilhar idéias, participação é um processo de conquista que supõe compromisso.
Gestão participativa nas teorias corresponde a um conjunto de princípios e processos que defendem e permitem o envolvimento regular e significativo das pessoas na tomada de decisão, não só para o cidadão como membro da comunidade política, como também para o trabalhador como membro na comunidade econômica na tomada de decisão política, este envolvimento manifesta-se em geral na participação dos colaboradores na definição de metas e objetivos na resolução de problemas no processo de tomada de decisão no acesso a informação e no controle da execução.
A participação social exige iniciativa, pois é essencial que o cidadão opine e participe efetivamente das políticas, ações e serviços públicos dos quais somos beneficiários ex: transporte, educação, saúde etc...
A autonomia de gestão participativa é um dos pilares sobre os quais se assentam a eficácia é um dos pilares sobre os quais se eficácia do desenvolvimento social ou da sociedade.
Uma gestão democrática e participativa exige a formulação de projeto político pedagógico e inovador.
Uma gestão se faz com autencidade buscando novas lideranças, pois o bom líder é aquele que forma outros líderes. Cada um tem um papel fundamental na construção de uma gestão participativa democrática. Todos nós somos responsáveis pela sociedade que queremos!
O trabalho de gestão participativa exige exercício de múltiplas competências especificas. A diversidade de competências é um desafio para os gestores. Enfim, gestão participativa é significa repartir as responsabilidades para fortalecer a democracia.