Trabalho Europa S C V A XV
1.9 ISLAMIS MO, ESTADO E SOCIEDADE.
O islamismo tem sua importância baseada na unificação dos povos arábicos, esse fato teve grande impacto no “Jihad” que é a ideologia de expansão da fé islâmica através da guerra santa. Uma característica marcante desse estado é o fundamentalismo que é o apego às aspirações religiosas, por isso segue os princípios determinados na religião islâmica, e não é considerado laico.
1.10 EUROPA ENTRE OS SÉCULOS V E IX.
O período compreendido entre os séculos V e IX é chamado de alta idade média, pois foi nesse momento em que ocorreram a formação da sociedade medieval e a transição entre o escravismo e o feudalismo. A formação da sociedade medieval ocorreu por influência de alguns fatores, como por exemplo, o cristianismo, as invasões bárbaras e o feudalismo, porém essa formação ocorreu de forma lenta. O feudalismo era um sistema sócio político que valorizava a posse da terra, através da propriedade da terra é que ocorria a relação de exploração dos meios para a subsistência.
O absolutismo foi uma característica marcante dessa época, pois era o sistema político que organizava a as relações sociais, o absolutismo teve uma forte ligação com a igreja católica, pois esta que esta em ascensão na época era responsável por legitimar o sistema político vigente afirmando que o rei era uma representação do divino.
1.12 ASPECTOS ECONOMICOS DO FEUDALISMO
O feudalismo baseava-se na exploração de camponeses nos feudos, os senhores feudais tinha a posse das terras e os camponeses trocavam sua mão de obra por um lugar no feudo, esse sistema econômico era autossuficiente, pois tudo que era consumido no feudo era produzido no feudo.
Os camponeses tinha que pagar tributos para poder viver no feudo, dentre esses tributos estão:
Corvéia: o trabalho era obrigatório nas terras do senhor em alguns dias da semana.
Talha: parte da produção do servo deveria ser entregue ao nobre.
Banalidade: cobrada uma taxa sobre o uso dos materiais do feudo