Trabalho: Etica na Engenharia
2- A principal função dos conselhos profissionais é defender a sociedade dos “maus” profissionais fiscalizando a atuação dos mesmos e também das instituições. Desta forma, pode-se garantir profissionais de qualidade no mercado de trabalho e diminuir a presença de profissionais não qualificados ou antiéticos. Também cabe ao conselho redigir e fiscalizar a utilização do código de ética e o juramento profissional.
3- Profissões regulamentadas são as profissões regidas por uma legislação própria.Sua legislação está determinando quais as obrigações a exercer, e também sobre os direitos e deveres que possui em determinado exercício. Temos como exemplo de benefícios de atuar em profissões regulamentadas: Carteira Profissional, piso salarial, jornada de trabalho.
4- O CONFEA significa Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e surgiu oficialmente com esse nome no dia 11 de setembro de 1933,por meio do decreto nº 23569 promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas. Atualmente o CONFEA é regido pela lei 5194 de 1966. O conselho tem como função a proteção dos interesses sociais e humanos de toda sociedade e regulariza e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas as quais ele representa.Os CREAS são autarquias federais que regulamentam e fiscalizam o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia em todo o Brasil.
5- O papel principal do CREA e do CONFEA é promover melhorias na qualidade de vida, no bem estar da sociedade, e gerar riquezas para o país através do trabalho dos profissionais de engenharia, geografia, agronomia, geologia e meteorologia.Ela tem como objetivo formalizar os profissionais capacitados para gerar riquezas para o país e