trabalho estrutura
Apresentação da equipe (Joaquim)
Nosso grupo ficou responsável pelo estudo da primeira conferência proposta no livro: A verdade e as formas jurídicas do autor Michel Foucault.
Biografia do autor (Joaquim)
Michel Foucault foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Viveu o contexto da Segunda Guerra Mundial, o que estimulava ainda mais seu interesse pelas Ciências Humanas. É conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e por suas ideias sobre a evolução da história da sexualidade, suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como por estudar a expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental. Foucault foi sempre mentalmente inquieto, curioso e angustiado diante da existência, o que o levou a tentar o suicídio várias vezes.
Tema (Paloma)
Na primeira conferência Foucault expõe qual será a proposta de análise e discussão que se desenvolverá nas conferências seguintes. Ele questiona como certos tipos de conhecimentos são adquiridos através das práticas sociais. Não são praticas sociais quaisquer que ele tomará como ponto de partida para uma análise histórica de formação de novos conhecimentos e sim as praticas jurídicas.
A principal finalidade dessa conferência é demonstrar as formas usadas para se obter a verdade nas diferentes situações históricas.
Organização do Capitulo
Foucault propõe três eixos de pesquisa para explicar o seu ponto de vista.
- O Primeiro eixo é denominado histórico. O questionamento do autor nesse eixo de pesquisa é sobre como os domínios de saber são formados a partir de práticas sociais e como o homem do século XIX é formado por práticas de controle e vigilância. Segundo Foucault existe um marxismo acadêmico, esse marxismo vê o sujeito como mero depositário, receptor de normas, de coisas previamente dadas. Ou seja, as