TRABALHO ESCRITO DE PSICOLOGIA
FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS – FASB
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FATORES ESTRESSANTES NO TRABALHO E
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
BARREIRAS – BA
2014
FATORES ESTRESSANTES NO TRABALHO E
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
Trabalho escrito apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Psicologia.
Orientadora: Profª. Beatriz Rabello.
BARREIRAS – BA
2014
Estresse
“A palavra estresse se tornou, infelizmente, comum demais no nosso cotidiano”. Estresse é o tipo da palavra que terminou significando todas as coisas: significa pressões, significa demanda, significa emoções, significa tudo… e por isso acaba não querendo dizer muito, pois se tornou tão genérica que perdeu seu valor específico. Porém, na verdade, estresse é qualquer situação que requer a adaptação de uma pessoa. O estresse, então, não é nem bom e nem ruim, ele é simplesmente uma adaptação. É neutro. “E dependendo da maneira como essa adaptação é interpretada, ele pode se tornar um ponto positivo ou negativo”, define Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR – International Estresse Management Association, no Brasil, e dirigente da Clínica de Estresse e Biofeedback, de Porto Alegre.
“As pressões e dificuldades aumentaram desde que os ventos da globalização econômica começaram a soprar no final dos anos 90, mas como este processo é irreversível, teremos que aprender a conviver com ele”, concorda Ricardo Piovan, autor do livro Resiliência – Como superar pressões e adversidades no trabalho. Segundo Piovan fala que grande parte dos fatores que estressam os profissionais é gerada por “quebras emocionais”, que são as reações causadas por emoções como o medo, a tristeza e a raiva.
Atualmente o estresse atinge a todos. As pressões as exigências do cotidiano dão origem aos fatores estressantes existentes no trabalho, em casa, ou seja, em