CENTRO PAULA SOUZA
INTRODUÇÃO 2
1 ELEMENTOS EXPRESSIVOS 3
2 CORES 4
3 FORMAS 7
4 LUZ E SOMBRA 8
5 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa abordaremos sobre a expressão e a mensagem individual de 4 elementos muito importantes na arte: cor, forma, luz e sombra. O impacto que nos causa, mas que não sabemos explicar o porquê por não termos esse olhar artístico desenvolvido e por não conhecermos os diversos significados que estas pequenas coisas trazem.
1 ELEMENTOS EXPRESSIVOS
O termo expressão indica capacidade perceptível, assim, elementos expressivos são os que podem ser percebidos pelos sentidos: visão, audição, tato, olfato ou paladar. Coisas subjetivas, intangíveis, como sentimentos e pensamentos necessitam de formas de expressão para serem percebidas.
As formas de expressão são inúmeras: gestos; sons vocais, corporais ou instrumentais, expressões faciais, rabiscos, manchas, etc.
As formas ou sinais expressivos, que são elementos objetivos, quando associados a ideias ou sentimentos, que são elementos subjetivos, tornam-se significativos porque passam a expressar, representar e comunicar essas ideias e sentimentos. Todo elemento subjetivo necessita de um ou mais elementos objetivos para comunicá-los.
2 CORES
Pelos efeitos psicológicos mais intensos, as cores provocam uma gama de sentimentos e sensações, estimulam determinados comportamentos, em geral se destacam em:
Cores quentes e frias
Cores leves e pesadas
Cores calmantes e excitantes
Mas podem ser ditas também: agressivas, dinâmicas, fortes, poderosas, atraentes, repelentes, desejadas, amadas, agradavelmente sensuais e sexuais. Quanto mais clara for a cor (mais luz), mais leve será. Ou ainda: cores com mais intensidade de branco são amis leves que as cores com mais quantidade de preto.
Amarelo
A psicodinâmica do amarelo é fortemente determinada pela sua intensidade de luz. O amarelo pode tornar-se desagradável à medida que se aumenta a sua área. Sua presença poderá ser chata, como a do