O conhecimento cientifico
O tema "Conhecimento" inclui, mas não está limitado, às descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O ser humano pode utilizar diversas formas de conhecimento para tentar compreender e interagir com o mundo.
Para desenvolver o pensamento científico é preciso saber solucionar problemas. Enxergar além dele, ter em vista um objetivo bem definido a ser alcançado. Também é preciso ter imaginação para levantar hipóteses porque quem mantém os dois pés sempre no chão não sai do lugar.
O conhecimento científico é uma conquista relativamente recente da humanidade. A revolução científica do século XVII marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método desligado da reflexão filosófica. Ele transformou-se numa prática constante, procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura.
Conclui se que o conhecimento científico é responsável pela evolução humana dentro dos parâmetros antropológicos pelos quais a conhecemos. Sem ela, o ser humano demoraria muito para chegar a conclusões, que são comprovadas pelo método científico. Vale mencionar que o conhecimento científico não é um "dogma", pois o fato de algum cientista chegar a uma conclusão de um fato, analisando um objeto, e outros não conseguirem provar num primeiro momento outras teorias sobre o mesmo, não afirma que o resultado ao qual o primeiro chegou será uma verdade absoluta. O conhecimento cientifico é a necessidade básica para as nossas duvidas e certezas, o conhecimento de senso comum, todos sabem, mas o cientifico, só os que estudam.