Trabalho escrito conceito bulimia e anorexia Rafael
Conceito de Anorexia Nervosa
Em 1694, Thomas Morton definiu uma doença que chamou de "caquexia nervosa" e a descreveu como “atrofia nervosa, consumptiva, sem febre, tosse ou dispneia”. Foi uma base para o conceito que conhecemos hoje de Anorexia Nervosa, sendo aos poucos subentendida como um distúrbio psicológico.
“Anorexia nervosa é uma forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo[...]” cuja falta de apetite é [...] decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica[...]”. Foi oque disse em 1873, William Gull. Caracterizando a doença já pelo seu emagrecimento exorbitante e um defict neurológico. Sendo esse o pontapé para o entendimento que temos hoje da Anorexia.
Foi então, no século XX, a partir dos anos 70, que a investigação da anorexia nervosa sofrereu impulsos decisivos, devido aos contributos de três investigadores: Hilde Bruch, Arthur Crisp e Gerald Russell. Bruch chama pela primeira vez atenção para a perturbação da imagem corporal de que sofrem estas doentes. Uma vez que seu peso corporal diminui drasticamente levando a pessoa a um estado raquítico. Crisp definiu a anorexia nervosa como uma "fobia do peso", devido ao receio mórbido que estes doentes têm de engordar, relacionando-a com as dificuldades psicológicas de encarar as transformações da puberdade e da adolescência. E em 1970, Russell estabeleceu pela primeira vez as três características fundamentais da anorexia:
Comportamento persistente com o objetivo de perder peso;
Alterações psicológicas causadas pelo medo de engordar;
Alterações endócrinas, como falta de menstruação (amenorreia) nas mulheres e falta de interesse sexual nos homens.
Poderíamos dizer então, em síntese, que a “Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e, embora