Trabalho Escravo e Imigração
Jean Francisco Rocha Pereira
Professora Me. Carla Xavier
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID0234) – Prática do Módulo 4
19/11/2013
RESUMO
O trabalho a ser apresentado visa analisar o contexto histórico do processo de escravidão no Brasil, abordando os motivos que deram início ao tráfico negreiro, as condições nas quais os negros viviam e os acontecimentos que gradativamente levaram ao término da escravidão. Além da abordagem sobre os escravos, também pretende-se analisar a chegada dos imigrantes bem como os motivos para esta mudança no sistema de trabalho.
Palavras-chave: Escravidão no Brasil. Trabalho Escravo. Imigrantes.
1 INTRODUÇÃO
Existem muitos estudos sobre o trabalho escravo no Brasil. É de conhecimento geral que os escravos foram a mão de obra que moveram a economia brasileira durante o período colonial. Embora seja um assunto bastante discutido, continua sendo relevante compreender como ocorreu o trabalho escravo negro em seu contexto geral, levando em conta o que o antecedeu e de que forma esta modalidade de trabalho foi extinguindo-se.
A relevância desse estudo fundamente-se na compreensão histórica que tem como objetivo entender a atual sociedade brasileira. Dessa forma, o estudo procura descrever os grandes deslocamentos populacionais (migrações), e o tráfico de escravos, que desde do século 15 trasladou mais de 10 milhões de negros africanos para terras americanas, foi o mais importante desses afluxos, deixando marcas profundas em nossa constituição social.
Portanto, no decorrer deste paper objetiva-se reflexão a cerca da escravidão negra no Brasil, levando em conta o contexto social em que viviam os escravos e seu papel na história de trabalho do Brasil. Além disso, também tem como objetivo analisar os motivos e as condições da transição do trabalho escravo para os