Trabalho escolar
Esse processo de transformação socioeconômica nos países do continente é considerado tardio, fato que não prejudicou o avanço econômico e industrial dos países que, atualmente, apresentam alto grau de desenvolvimento em nível mundial, competindo diretamente com países que se industrializaram antes.
De uma maneira geral, a industrialização no continente caracterizou-se principalmente pela mão de obra qualificada e especializada, construção de vias de transportes, exploração de recursos naturais e uso intensivo de tecnologias de ponta.
O processo de industrialização (século 19), no Japão, iniciou-se por meio da intervenção e dos incentivos do estado. O país apresentava uma política modernizadora, com investimentos na educação voltados para a qualificação de mão de obra.
Após a Segunda Guerra, uma série de reformas e medidas (investimentos estatais na educação, desenvolvimento tecnológico e mão de obra barata e qualificada) foi implantada para modernizar a economia, cultura e a política, além de reconstruir o setor industrial.
A China apresenta uma das maiores economias do mundo, sendo o setor industrial um dos mais desenvolvidos do país. O processo de industrialização intensificou-se a partir do final da década de 70.
Os países que integram os chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong) apresentam industrialização recente e acelerada (década de 70), orientada para a exportação.
Atualmente, as indústrias que mais se desenvolvem no continente são as de eletrônicos, robótica, informática, automobilística e têxtil. Os Tigres Asiáticos exportam seus produtos para diversos países, o que contribui,