Trabalho escolar
Nome: IRINEU PRADO
ATPS – Técnicas de Negociação
CAMPINAS
2012
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade mostra as pesquisas feitas sobre o assunto negociação. Nos propiciou conhecer as complexidades e amplitudes acerca de uma negociação bem feita, que para uma boa negociação é preciso planejamento, habilidades e ética. Levou-nos à reflexão que negociar é um ato do nosso cotidiano, que todas as pessoas negociam o tempo todo, seja no comércio, seja no seu trabalho, na sua comunidade, a vida é um eterno negociar. O bom negociador usa de criatividade e sagacidade, de conhecimentos prévios e desempenho a este grande desafio de sobrevivência que é negociar.
Etapa 1
Definições de negociações:
É da natureza humana a negociação. O homem negocia desde criança mesmo sem perceber e os adultos que acompanham este crescimento estimulam o aprendizado desta negociação mesmo sem perceber. Uma mãe, quando se filho se nega comer ela imediatamente negocia que se ela comer tudo pode ganhar um doce, um presente ou até mesmo pode sair para brincar. Neste momento o homem aprender que a vida é uma troca, uma negociação.
A negociação pode ser considerada como cotidiano na vida das pessoas onde a qualquer momento é necessário uma negociação seja ela qual for, ao pedir um desconto, ao pedir licença, ao pedir um prazo para entrega de um trabalho, ao solicitar aquele trabalho estipulando “se entregar... a nota será...”. Qualquer tipo de comunicação que seja objeto de troca é uma negociação, portanto negociação também é comunicação. Negociar faz parte da sobrevivência humana. O homem negocia com seus filhos, parentes, amigos, empregadores, fornecedores, cliente etc, sempre na busca competente de melhor resultado, nem sempre obtido.
Existem estudos aprofundados sobre negociações, mas para especificamente a proposta apresentada nesta ATPS - “Roteiro de preparação para negociações salariais”,