trabalho epidemiologia
NOME DOS ALUNOS:
KAROLINE FAUSTINE
FABIANA
JOSI
LUANA RA T204CF-6
TÍTULO DO TRABALHO: Doenças Sexualmente Transmissíveis
SUB TITULO: HIV/AIDS.
CIDADE: São Paulo.
Ano: 2015
. Citação do livro: O enigma do aparecimento da AIDS.
MIRKO GRMEK
A pandemia, que hoje grassa, resulta da sobreposição de, pelo menos, duas epidemias diferentes, provocadas por dois germes distintos: HIV-1 e HIV-2. São parentes colaterais, pois as sequências de seus genomas são tais que um não pode ser descendente do outro. A epidemia causada pelo HIV-2 teria, com certeza, passado despercebida se a gravidade da primeira não tivesse aguçado o olho clínico dos médicos e orientado as pesquisas dos virologistas. Essa segunda epidemia esteve, no início, circunscrita a um foco apenas, na África oriental, enquanto a disseminação mundial do HIV-1 partiu de três focos identificados: um na África central e outros dois no litoral da América do Norte. Os dois focos americanos têm origem comum, mas não se sabe se, nos dois continentes, os surtos tiveram origens independentes e, de alguma forma, paralelas ou se um provocou o outro.
As descrições clínicas e os testes sobre soros congelados permitem demonstrar a existência de casos esporádicos de AIDS, já no meio deste século, tanto nos Estados Unidos quanto na África subsaariana e na Europa.
A origem do HIV-2 é, com certeza, africana. O problema da origem do HIV-1 continua ainda indefinido. As pesquisas recentes na África não trazem qualquer fato que demonstre, de maneira irrefutável, o caráter antigo da infecção por cepas virulentas do HIV-1 naquele continente.
Nos últimos anos conseguiu-se isolar um número considerável de retrovírus próximos do HIV que parasitam os mamíferos, em especial, os macacos. A análise molecular de seus genomas possibilitou construir árvores filogenéticas que indicam os graus de parentesco entre as diversas cepas e a ordem mais provável de sua