Trabalho Engenharia
A água encontra-se disponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza, cobrindo cerca de 70% da superfície do planeta. É encontrada principalmente no estado líquido, constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Todos os organismos necessitam de água para sobreviver, sendo sua disponibilidade um dos fatores mais importantes a moldar os ecossistemas. É fundamental que os recursos hídricos apresentem condições físicas e químicas adequadas para sua utilização pelos organismos, eles devem conter substâncias essenciais à vida além de estar isentos de outras substâncias que possam produzir efeitos deletérios aos organismos que compõem as cadeias alimentares. Assim, disponibilidade de água significa que ela está presente não somente em quantidade adequada em uma dada região, mas também que sua qualidade deve ser satisfatória para suprir as necessidades de um determinado conjunto de seres vivos (biota). (BRAGA ET AL, 2006)
No dia a dia, notamos que com o aumento da população, água tornou-se um recurso natural escasso fazendo com que seja necessário o a captação de água de chuva para minimizar o problema, podendo ser reutilizado nas descargas, nos jardins, limpeza de calçadas e carro. Em alguns caso podem até ser utilizada para o consumo própria, passando pelo tratamento adequado.
Com a captação das águas pluviais haverá diminuição no consumo de água potável, tendo assim, reflexos também nos gastos, podendo assim evitar racionamento de água, minimizar os alagamentos e enchentes, “as águas pluviais são aquelas que se originam a partir das chuvas. A captação dessas águas tem por finalidade permitir um melhor escoamento, evitando alagamento, erosão do solo e outros problemas”, segundo Júnior (2009).
Com a instalação do sistema de captação de água de chuva é possível armazenar a água e utilizá-la conforme transcrevemos acima.
Partes necessárias para montar um sistema