Trabalho Eng
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
Bruna Pinheiro de Almeida
Erick Milhomem Cardoso
Thales Abdalla Bastos
RIO BACANGA
São Luís – MA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
RIO BACANGA
Trabalho apresentado à disciplina Engenharia Sanitária e Ambiental, como requisito parcial para composição da nota desta disciplina do curso de bacharelado em Engenharia Civil, do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA.
São Luís - MA
2015
1 INTRODUÇÃO
A ilha de São Luís é situada no golfão maranhense com mais de 1000 km², composta por mais três municípios que são eles, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís. Só na capital São Luís, concentra-se maior parte da população, cerca de 1.014.837 habitantes.
O abastecimento de água na capital é feita através de duas estações de tratamento de água que são elas Italuís, a Estação do Sacavém e adjacentes.
Mesmo diante da importância do abastecimento da água para a sobrevivência da humanidade, a ignorância e a exploração inadequada afeta diretamente de maneira agressiva o abastecimento de água. Exemplo dessa agressão, na capital São Luís são os rios Bacanga e Anil altamente produtivos, porém poluídos e comprometidos. A principal fonte de poluição desses rios, tem sido o crescimento desordenado de vias urbanas ao longo do rio, canalização de esgotos para a margem do rio e lançamento de lixo domésticos.
O Rio Bacanga que tem como principal afluente o rio Bicas, que nasce na chapada do Tirirical tem a distância de aproximadamente 22 km no trajeto entre a nascente e a barragem onde deságua na baia de São Marcos. Os principais agravantes geográficos desse rio são os agentes morfogenéticos, descontinuidade do nível da densidade das rochas e a baixa amplitude altimétrica. Observando também que a margem esquerda do rio Bacanga é ocupada por residência de tijolos ou madeiras, bares e aterros,