TRABALHO EM GRUPO
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Questão
1. Enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e no projeto ético político a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada e contestadora – haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada à universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito. Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do aceso aos direitos sociais?
1 Resposta:
O Serviço Social como profissão, vem se modificando a cada momento, desde sua criação estabelecendo cada vez mais adesão para sua razão de ser na sociedade. Obteve várias conquistas teoricamente falando e assim, teve êxito em novos espaços ocupacionais. A profissão tem conseguido avanços importantes na sociedade como o seu reconhecimento como profissional e tem lutado constantemente pela consolidação de políticas públicas com a finalidade do fim da exploração de classe.
A questão social vem crescendo e sendo assim, o assistente social deve se capacitar sempre e juntamente com a sua equipe e os usuários produzir continuamente novas estratégias para permanecer sendo um protagonista ativo de políticas Públicas, fazendo uma analise critica da realidade e de suas transformações, econômicas, culturais e sociais, considerando todas as dimensões sendo esse o principal desafio para