Trabalho em grupo unopar 2º semestre elencada saude municipio senhor do bonfim
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos abordar o desenvolvimento do Brasil entre os anos de 1960 a 1980.
Esses dois anos foram marcados pela eleição de Jânio Quadros em 1960 e teve fim em 1980, depois do surgimento do PT. Nesses mesmos anos o Brasil mergulhou na ditadura militar. Ainda há o país de Jango – com o tropicalismo e a luta estudantil—e o da guerrilha e da tortura. É nesse clima tenso que começam a surgir os primeiros desejos de redemocratização.
O presente trabalho te como objetivo também analisar as características das políticas sociais brasileira no período de 1960 a 1980 e após fazer uma breve análise nesses períodos da história do serviço social as posturas dos serviços social frente ás políticas sociais naquele período.
Dessa forma teremos como objetivo abordar e trazer uma explanação algumas coisas que marcaram a trajetória do serviço social e entender de que forma pode-se compreender o comportamento dos grupos no período de 1960 a 1980.
2 DESENVOLVIMENTO Refletir sobre a política social da atual fase do capitalismo brasileiro caracterizado como “neodesenvolvimentista” e responsável no circuito das “potências emergentes” - As conhecidas Brics¹-, considerar as tendências mundiais dessa política que, se encontra pressionada por fortes interesses de diferentes classes.
No Brasil, os rumos e as definições das políticas sociais não estão livres das influências internacionalmente hegemônicas, que se processem de forma diferenciada, não estão desconectadas.
Com isso, pretendo frisar que as mudanças atualmente na prática e nos fundamentos da política social brasileira não ocorrem de forma solitária e parcial. Muito pelo contrário, elas são parte dos processos de reestruturação capitalista mundial, que teve início no final do ano de 1970.
Na década de 1960 foi juntado um conjunto de