historia
Nome: Adriana Souza Pessoa
Profº: Diego
9º ano 2
Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa
O trabalho que apresento em seguida explana, de formacompleta a Primeira Guerra Mundial e também a Revolução Russa. Nele explico as disputas por áreas coloniais, os conflitos do revanchismo francês, a Alsácia-Lorena e os fatores relacionados àconcorrência econômica no início do século XX, onde as potências industrializadas buscavam por todos os meios dificultar a expansão econômica do país concorrente; e a disputa colonial, onde a concorrênciaeconômica entre as nações industrializadas teve como importante conseqüência a disputa por colônias na África e na Ásia.
Os movimentos nacionalistas como o Pan-Eslavismo e o Pan-Germanismo, ambosdesenvolvidos na Europa, na mesma época também são abordados. A Crise do Marrocos, a Crise Balsânica e a Política de Alianças, além do estopim da Guerra são alguns dos focos presentes, além também dosblocos da Tríplice Aliança e Entente. A Primeira, Segunda e Terceira Fases são detalhadas ao longo das explicações, juntamente com a destruição européia e ascensão dos Estados Unidos. Ainda tratando da Primeira Guerra, são explicados o Tratado de Versalhes e a criação da Liga das Nações.
Na seção reservada à Revolução Russa, são tratados os tempos czares, a Revolução de 1905. Foi elaborada em 1918 uma Constituição que criava a União das Repúblicas Socialistas soviéticas. No chamado comunismo de guerra, expropriaram-se as grandes propriedades territoriais.
Stalin defendia a instalação do comunismo apenas na União Soviética. Fez um governo autoritário, com rígido controle sobre a população, não poupando seus inimigos políticos. Criou os planos qüinqüenais, mantendo um estado forte e repressivo, longe da prática democrática. Tronou-se um Ditador, conduzindo um