Trabalho em grupo - operadores argumentativos - unip interativa
Aluno(s):
2012
TG Letras
Pergunta:
Os “Operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funciones, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustres seus diferentes usos como exemplo
Resposta:
Operadores argumentativos são elementos explicito na estrutura gramatical cuja finalidade é indicar a força argumentativa da gramatica e da língua e indicar a força do enunciado; Ao proferir um enunciado, ele nunca será o mesmo, pois o momento e o espaço não se repetem, e quando mudam as situações e o contexto, o locutor também já não é mais o mesmo.
Através deles, é possível avaliar a força argumentativa de diferentes enunciados, assim como a direção para a qual apontam, ou seja, qual a conclusão que se quer alcançar por meio deles. Eles atuam como marcadores linguísticos, ligando um argumento a outro, encadeando as ideias para o efeito de sentido que se deseja causar.
Exemplos de Operadores Argumentativos
A – Até mesmo, inclusive, etc
Ex.: “o homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais que a ruína e até mesmo mais que a morte”.
B – e também, ainda, além,etc
João é o melhor candidato: além de ter boa formação em economia, tem experiência no cargo e ainda não se envolve em negociatas.
C – Portanto, logo, por conseguinte, etc.
O custo de vida continua subindo, as condições de saúde do povo são péssimas e a educação vai de mal a pior. Portanto, não se pode dizer que o Brasil esteja prestes a se integrar no primeiro mundo.
D – Ou, ou então, quer , seja, etc
Vamos juntos participar da passeata. Ou você prefere se omitir e ficar aguardando os acontecimentos?
E –Mais que, menos que, etc
O rapaz era dotado de grandes ambições. Pensava em ser no mínimo (pelo menos, ao menos) prefeito da cidade onde nascera.
F – Porque, já que, pois, etc
Não fiques triste que este mundo é todo teu. Porque és muito mais bonita