TRABALHO EM GRUPO - Administração
Os objetivos desta atividade são desenvolver conhecimentos básicos de economia e mercado e matemática financeira, incentivando o aluno a acompanhar o noticiário econômico para tomar sempre a melhor decisão na hora de solicitar crédito e/ou aplicar seus recursos financeiros.
(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Européia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011. Esse valor representa, praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse “Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.
Resposta:
Como amplamente divulgado pelo noticiário nacional, existe clara tendência do recebimento de investimentos pelo Brasil após a ocorrência da crise nos Estados Unidos e na União Européia.
Em matéria veiculada pelo Estado de São Paulo em 10 de agosto de 2012, o mercado está otimista com o recebimento de investimentos externos pelo Brasil, conforme pesquisa realizada pela Ernst & Yong Brazilian Attractiveness Survey, na opinião de 78% de executivos globais, entrevistados pela empresa de consultoria Ernst & Young1.
Por outro lado, os futuros eventos relacionados ao esporte (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos), além da estabilidade econômica, propiciam um cenário favorável ao recebimento de investimentos internacionais no país.
No entanto, é evidente que o país ainda apresenta sérios problemas relacionados ao crescimento modesto da economia (projeção de 3% neste ano, segundo o Ministério do Planejamento2), bem como a extorsiva carga tributária atualmente suportada pelos empresários (34%3 do PIB, carga maior do que os demais BRICS4), escassez de talentos no mercado e alto custo trabalhista nas contratações.
Destarte, é evidente que existe uma relativa cautela dos investimentos