Trabalho em grupo 3 e 4 semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos ver que o modo capitalista interfere no modo de viver da população, quais foram às transformações ocorridas pelo meio desse capital.
O que é um projeto ético-politico e quais as demandas que veio atender, esse projeto não é algo que nos é dado, mais sim algo que é construído, o projeto ético-político é apenas uma somatória do Código de Ética do Assistente Social.
2 DESENVOLVIMENTO
As transformações do mundo é um entendimento dos desafios da profissão do assistente social, pois tem a busca pela materialização do projeto ético-político do profissional, o projeto não pode ser discutido por ele mesmo, tem que situar no tempo histórico de referencia.
Os impactos do sistema capitalismo vêm cada dia alterando o modo de viver da população, mostrando as desigualdades e elevando o grau de pobreza. O valor neoliberal vem impulsionado pelos países centrais e pelos organismos internacionais, como o Banco Mundial que marcou novos padrões nas esferas federal, estadual e municipal. Ajustes esses que só deram importância aos interesses da ordem burguesa, efetuando cortes nas áreas dos direitos sócias, expressos nas políticas públicas. Desde 1970 enfrenta-se a ideia de um suposto conformismo de um Estado mínimo.
O assistente social vem enfrentando os desafios da precarização assim que vem se inserindo no mercado de trabalho, vem propondo ações com o intuito de ampliar e garantir o direito do projeto profissional que é coletivo.
O Serviço Social nas ultimas décadas, com seu projeto ético-politico requer compreender que tal projeto no Brasil, iniciou-se entre a década de 1970 a 1990, no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, que também era conhecido com o congresso da virada sendo ele uma referencia do projeto profissional de ruptura com o conservadorismo definindo a direção