Trabalho Em Grupo 1
Podemos dizer que nunca foi tão difícil ser professor como nos dias de hoje. A trajetória da profissão docente tem estreita ligação com a história da educação escolar e com os impasses e desafios por ela enfrentados. A profissão docente, nos últimos anos, se depara com um processo de valorização e desvalorização, crítica e perda de identidade.
Entretanto nos dias de hoje a sociedade vê o professor somente como um instrumento de ensino, e ele não recebe seu devido valor, embora deveria , pois sem um professor niguem saberia nem ler ou escrever, ao menos ter uma profissão.
Antigamente a educação servia para manter as pessoas informadas, hoje em dia serve para formar o indivíduo para o mercado de trabalho.
Portanto, o modo de agir do professor é fundamental em determinados conceitos impostos pela sociedade. Houve tempos em que o professor tinha um papel definido, hoje é exigido do professor uma compreensão mais aprofundada do aluno e seu desenvolvimento na escola. As relações complexas que existem na sociedade, a exigência de que a escola com novos cursos se insira na vida, nos problemas e na realidade do aluno, contribuem para que a ação do professor em sala de aula se torne cada vez mais abrangente.
Entretanto, antigamente havia uma participação maior dos pais, em relação a educação dos filhos, principalmente em relação a sua formação, exigia- se dos filhos boas notas, e obrigação dos seus deveres. Hoje essa realidade mudou ,os pais são menos participativos no dia a dia dos filhos e acabam atribuindo toda responsabilidade