Trabalho em equipe
Introdução
Trabalho está a mudar
Vantagens do trabalho em equipa
Segredos para o êxito
Os riscos das equipas
Resumo
Introdução
Voltar ao topo
A solução para a maioria dos problemas que afecta as organizações começou, de repente, a escrever-se com três palavras apenas: trabalho de equipa. Um conceito mágico onde se deposita a esperança de cura da maioria das doenças das pequenas e médias empresas (PME). Mas por que razão, de um dia para o outro, algo que já existia ganhou tanto destaque?
Trabalho está a mudar
Voltar ao topo
A resposta passa pela mudança de natureza do próprio trabalho, que passou a estar: mais dependente de intricadas redes de conhecimento; menos ligado a tarefas simples de carácter automático.
Ou seja, até há pouco tempo, os projectos permitiam a divisão de tarefas a tal ponto que as pessoas não precisavam de trabalhar juntas para que todas as peças se unissem no final. Agora as coisas dificilmente se passam assim. O trabalho de muitas PME está dependente do conhecimento e, como tal, não avança de forma sistemática. Cresce e transfigura-se à medida das colaborações e dos contributos de cada especialista.
Vantagens do trabalho em equipa
Voltar ao topo
É desta estreita colaboração que nascem as vantagens do trabalho de equipa. Algumas tão evidentes que, por vezes, são esquecidas: máximo aproveitamento dos talentos de cada um; máxima criatividade ao serviço do projecto; maior motivação nas metas a atingir; descentralização de poder que resulta em maior responsabilização individual; maior rapidez na concretização, logo maior produtividade; possibilidade de trocas enriquecedoras de experiências e papéis; complementaridade de funções; novas abordagens e soluções para velhos problemas; gosto pelas tarefas a concretizar.
Segredos para o êxito
Voltar ao topo
Como em tudo, também a formação de uma equipa obedece a requisitos, sobretudo se o objectivo for o sucesso. As principais regras adaptam-se