Trabalho em equipe
O conceito...
Reunião de 02 ou mais pessoas, interagindo para o alcance de um objetivo comum.
Quanto a sua estrutura de funcionamento, um grupo pode ser caracterizado como Formal ou Informal:
Grupo Formal: Presente nas organizações, é caracterizado por uma hierarquia, Regras e Normas e papéis definidos sobre os quais se têm expectativas de desempenho.
Grupo Informal: Apesar de ser um grupo, caracteriza-se pela ausência de Papéis, Normas e Hierarquia. As expectativas sobre o desempenho dos integrantes não são claramente definidas.
À medida que a sociedade se torna mais complexa e continuamos a fazer grandes avanços tecnológicos, mais e mais a vida organizacional gira em torno de equipes ou estruturas grupais.
Hoje, com a consolidação das abordagens de qualidade, com a emergente visão de atendimento ao cliente, com a conseqüente necessidade de ajuste das organizações para torná-las mais ágeis e flexíveis e, principalmente competitivas, as equipes passaram a ser consideradas a chave do processo.
As organizações modernas praticamente abandonaram seus organogramas tradicionais em suas atividades críticas, transformando-os em matrizes ou redes de profissionais interligados através de equipes autogeridas, formadas para atender as necessidades do cliente. Os conceitos tradicionais de Chefia/Subordinação (estáticos) foram também trocados por novos enfoques de Liderança, mais dinâmicos, participativos e inspiradores.
Evidentemente, estas mudanças estão requerendo revisões profundas nos estilos e habilidades necessárias, tanto para liderar os processos críticos como para formar e desenvolver equipes de alto desempenho.
É fundamental, portanto, que líderes e liderados envolvidos neste processo de transformação entendam de forma clara as novas práticas de liderança e também os mecanismos de formação das equipes altamente eficazes; e que considerem os valores e habilidades que são a base do sucesso das organizações