Trabalho em equipe e liderança
Dentro de nossa família começamos a entender o que é uma equipe que se comunica para ter um convívio mais fraterno e menos turbulento por causa da incompreensão.
Na figura apresentada para análise e relação com texto o sugerido, fica claro que equipes devem ser formadas por membros comprometidos, unidos em torno de um objetivo comum. Elas devem se comunicar para alcançar suas metas de maneira eficaz, sem contratempos.
Para tanto é necessário uma enorme dose de comunicação entre todos os membros de equipes, pois assim, unidos, serão mais rápidos e eficazes nas tarefas delegadas a eles, com resultados muito melhores, isso claro, havendo a compreensão, entrosamento e união esperada de uma boa equipe.
Quando isso não acontece surgem os fracassos ocasionados pela falta de uma boa liderança, de uma pessoa forte (não no sentido de força) que atue junto aos seus colaboradores. Há quem pense que comandar pessoas se resume a dar ordens quando na verdade é justamente o contrário, se baseia em apoiar, orientar, conduzir, motivar e dar a seus colaboradores as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas respectivas atividades dentro das equipes de trabalho.
Sendo assim, um bom líder, antes de tudo, deve ser um modelo de comprometimento, colaboração e motivação a todos os seus colaboradores, pois desta forma seu trabalho terá embasamento em seu próprio comportamento o que trará resultados mais positivos, dado que pessoas são diferentes e tem interesses diversos, então precisarão de alguém assim para reuni-las em um objetivo comum. Tendo a tarefa maior de manter todos unidos em uma parceria para benefício da empresa e também pessoal. Ele tem que ter aquela atitude incentivadora e inspiradora que tanto precisam seus colaboradores. É claro que mesmo tendo um bom líder e uma equipe competente será preciso perseverança da parte de todos porque trabalhar junto com pessoas diferentes necessitará de muita repetição, erros e acertos até