TRABALHO EM EQUIPE (TRÊS COMPONENTES)
TRABALHO EM EQUIPE (TRÊS COMPONENTES) PARA A NOTA DE AV1 - 2014.2
. DOIS CASOS CLÍNICOS: Fragmento da análise de um caso de Histeria (1905). " O Caso Dora" e Análise de uma fobia em um menino de cinco anos (1909). "O pequeno Hans".
CURSO DE PSICOLOGIA/DISCIPLINA: TSPII – Psicanálise
Profa. Andréa Senna/Email: andreasenna2@hotmail.com
A psicanálise não é uma investigação científica imparcial, mas uma medida terapêutica. Sua essência não é provar nada, mas simplesmente alterar alguma coisa. Sigmund Freud. 1- Faça uma descrição de comportamentos histéricos e fóbicos na perspectiva da psicanálise. Justifique a resposta. (2,0 pontos).
2- Relacione os sintomas descritos na questão de nº. 1, para destacar dois sintomas presentes na histeria e em casos de fobia, e como podem se manifestar através da transferência no setting psicanalítico. Justifique a resposta. ( Obs: 2,0 pontos).
3- Destaque TRÊS exemplos de novas configurações histéricas e fóbicas na contemporaneidade que possam se assemelhar ao caso Dora e ao pequeno Hans. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
4- Explique o processo de transferência e contratransferência, para destacar a função do analista. Dê um exemplo de transferência e contratransferência no setting psicanalítico. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
5- Explique os dois trabalhos de elaboração dos sonhos: deslocamento e condensação, na perspectiva freudiana. E idealize a interpretação dos sonhos de Dora, considerando a recorrência de seus sintomas. Justifique a resposta. (Obs: 2,0 pontos).
OBS: O TRABALHO ACIMA DESCRITO, IRÁ SUBSTITUIR A PROVA ESCRITA DE AV1. E DEVERÁ SER ENTREGUE E APRESENTADO POR 01 COMPONENTE DA EQUIPE ESCOLHIDO PELA PROFESSORA. O ALUNO ESCOLHIDO VAI REPRESENTAR A EQUIPE RESPONDENDO UMA QUESTÃO ORALMENTE, NO DIA DA PROVA DE AV1. RESSALTE-SE QUE, NA OCASIÃO, TODOS OS ALUNOS DEVEM ASSINAR A LISTA DE PRESENÇA DE AVALIAÇÃO. O ALUNO QUE NÃO ESTIVER