Trabalho eletrica - alternador
AULA SOBRE
ELÉTRICA E ELETRÔNICA
TESTES
TESTES
NOS ALTERNADORES SÃO FEITOS TESTES PARA VERIFICAR O SEU CORRETO FUNCIONAMENTO, PRINCIPALMENTE A CORRENTE GERADA EM DETERMINADAS ROTAÇÕES E A TENSÃO ELÉTRICA QUE DEVE SUPRIR OS CONSUMIDORES ELÉTRICOS E AINDA RECARREGAR A BATERIA DO VEÍCULO.
O ALTERNADOR
OS TERMINAIS
JUNTO AO MANCAL TRASEIRO DO ALTERNADOR (TAMPA TRASEIRA) TEMOS OS TERMINAIS DE LIGAÇÃO COM O SISTEMA ELÉTRICO, OU AINDA CONECTORES ÚNICOS EM VEÍCULOS MAIS MODERNOS. HÁ LIGAÇÃO DA PLACA DE DIODOS COM A MASSA (DIODOS NEGATIVOS) E COM O POSITIVO DA BATERIA (DIODOS POSITIVOS).
IDENTIFICAÇÃO
TERMINAIS: B+ LIGADO AO POSITIVO BLIGADO À MASSA D+ LIGAÇÃO À BATERIA PASSANDO PELA LÂMPADA DO PAINEL E COMUTADOR DE IGNIÇÃO
TAMPA TRASEIRA
DETALHES DO REGULADOR
PARTINDO DO BORNE D +, PASSA UMA CORRENTE ELÉTRICA NA BASE DO TRANSISTOR CHEGANDO AO BORNE D +. COM ISSO O TRANSISTOR SE TORNA UM CONDUTOR E A CORRENTE DE EXCITAÇÃO VAI DE D – PARA D +, ASSIM O ALTERNADOR ATINGE SUA EXCITAÇÃO TOTAL AUMENTANDO A TENSÃO.
... CONTINUANDO
ESTA TENSÃO CHEGA AO DIODO Z, QUANDO ATINGIR UM VALOR MÁXIMO ESTE SE TORNARÁ CONDUTOR, LIGANDO O TRANSISTOR DE COMANDO. ASSIM NÃO HAVERÁ PASSAGEM DE CORRENTE NA BASE, POIS SERÁ ABERTO O CIRCUITO DA CORRENTE DE EXCITAÇÃO. A TENSÃO BAIXARÁ PARA O VALOR TEÓRICO.
DICA
O CONTROLE DE TENSÃO EFETUADA PELO REGULADOR SE REPETE CONTINUAMENTE E EM UMA SEQUÊNCIA MUITO RÁPIDA, O QUE RESULTA EM UMA TENSÃO REGULADA COM MUITA PRECISÃO. AO TESTAR A SAÍDA DA TENSÃO NO REGULADOR D + SERÁ DIFÍCIL PERCEBER ESTAS VARIAÇÕES.
TESTE DE TENSÃO
PARA O TESTE DE TENSÃO DE RECARGA E ALIMENTAÇÃO DO ALTERNADOR, FAÇA UMA LIGAÇÃO EM PARALELO COM UM MULTÍMETRO NA ESCALA VOLTS, ENTRE O TERMINAL DA BATERIA (GARRA PRETA) E O TERMINAL D + (GARRA VERMELHA). O VALOR COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO DEVE ESTAR ENTRE 13,8 à 14,8 Volts.
MULTÍMETRO
ESCOLHA A ESCALA
DETALHE
A MEDIÇÃO DIRETAMENTE NA BATERIA PODE SER UM POUCO