Trabalho elementos de vedação
DIONATAN
JESSICA MAUERMANN
PRISCILA
SAMARINA CORREA
TIAGO BEHENCK
ELEMENTOS DE VEDAÇÃO
DISCIPLINA:
PROFESSOR(A): JOSELITO
SÃO LEOPOLDO, SETEMBRO DE 2013.
1. CONCEITO DE VEDAÇÃO
Vedação é método usado para evitar a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. São peças que impedem a saída de fluído de um ambiente fechado (tubulação, depósito, etc) e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos.
Os elementos de vedação agem de modo específico e diversificado, podendo ser de variados tipos, formas, tamanhos, sendo fixos ou móveis; tudo irá depender da sua utilização. Os exemplos destes elementos estão presentes em nossa vida cotidiana e podemos encontra-los em tampas, bombas, eixos, cabeçotes de motores, válvulas, entre outros.
Por exemplo, se analisarmos uma garrafa de refrigerante lacrada: a tampa em si não é capaz de vedar a garrafa. É necessário um elemento contraposto entre tampinha e garrafa, que impeça a passagem do refrigerante para o exterior e não permitindo que substâncias existentes deixem a garrafa enquanto fechada.
Quando falamos em vedação, é importante verificar que o material vedante seja compatível com o produto a ser vedado, desta forma uma reação química entre ambos. Se houver reação química entre o vedador e o produto a ser vedado, pode ocorrer vazamento comprometimento da máquina ou equipamento e contaminação do mesmo. Um vazamento, por exemplo, em termos industriais, danifica a máquina e pode vir a estragar o produto nela existente, causando prejuízo à empresa.
Precisamos levar em conta aspectos como:
Temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, a vedação torna-se mais difícil;
Acabamento das peças - uma boa vedação requer bom acabamento das superfícies a serem vedadas;
Pressão - quanto mais elevada for a pressão do fluido, tanto maior será a possibilidade de