Trabalho Educa O E Pedagogia
A educação é de fato, processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural. A educação deve preparar a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é transmissão de cultura e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias. A educação não é mérito de um único professor ou de uma única escola mas é o objetivo de toda comunidade escolar. Ninguém escapa da educação.
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
Primeiro, sem classes de alunos, sem livros e sem professores especialistas, mais adiante com escolas, salas, professores e métodos pedagógicos.
Ela também pode existir imposta por um sistema centralizado de poder, que usa o saber e o controle sobre o saber como armas que reforçam a desigualdade entre os homens, na divisão dos bens, do trabalho, dos direitos.
A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz para fora, que a sua missão é transformar sujeitos e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de um e outros.
Mas na prática, a mesma educação que ensina pode deseducar, e pode correr o risco de fazer o contrário do que pensa que faz, ou de quee inventa que pode fazer.
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade.
Segundo Prefácio do livro “História das Idéias Pedagógicas”, escrito pelo professor de filosofia da educação da Faculdade de Educação da USP Antônio Joaquim Severino:
“ A educação é a prática mais humana, considerando-se a profundidade e amplitude de sua influência na existência dos homens. Desde o surgimento do homem é prática fundamental da espécie, distinguindo o modo de ser cultural dos homens do modo natural de existir dos demais seres vivos”.
O conceito de pedagogia