trabalho economia
Escola: EB 2,3 D. Martim Fernandes
Ano Letivo: 2012/2013
Disciplina: Ciências da Natureza
Tema: Doenças do sistema urinário (Litíase ou cálculo urinário) Litíase ou cálculo urinário
Causas:
A urina é de constante formação de aglomerações microscópicas, ou seja, da acumulação de minúsculos cristais de substâncias orgânicas e minerais que não geram nenhum tipo de sintoma e que são eliminados na urina, sem que sejam detetados. Todavia, por vezes, estes cristais têm uma concentração tão elevada que favorecem a acumulação e formação de aglomerações sólidas de grandes dimensões, constituindo cálculos ou "pedras“ (daí a denominação de
“pedras” nos rins). Estes cálculos, que podem ser observados vista desarmada quando são eliminados através da urina, conforme o seu tamanho e localização, podem ficar retidos no interior das vias urinárias e obstruir o fluxo de urina, o que origina múltiplos problemas.
Isto acontece quando há um aumento da concentração de solutos na urina, o que pode ser originado quando os rins eliminam pouca água ou quando se segrega com a urina uma grande quantidade de determinadas substâncias.
Sintomas:
O sintoma mais típico da litíase renal é a dor, chamada cólica renal, que surge precisamente devido à descida e passagem do cálculo através das vias urinárias.
A cólica renal é uma dor muito intensa que aparece de repente na metade inferior das costas, na cintura ou nas costelas, podendo também ir até à região genital. É uma dor do tipo cólica – isto significa que a dor aumenta e diminui de intensidade, alternadamente, ao longo do tempo.
No entanto há muitos mais sintomas como náuseas e vómitos, hipersudorese transpirar abundantemente), dificuldade ou dor ao urinar, necessidade urgente de urinar, urinar mais vezes do que o habitual, sangue na urina, febre…