O conceito de Serviços Sociais, Assistência Social, Assistente Social, Assistencialismo e Clientelismo.
Institulo Mentor
Faculdade de Nova América
Nailza da Silva
SERVIÇO SOCIAL
Consiste na profissão cujo objetivo é focado no compromisso com a cidadania. É um trabalho dedicado ao bem estar de todos e da sociedade provocando mudanças para a melhoria daqueles que dela necessitar, seja analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Interage coletivamente, nacionalmente, internacionalmente e individualmente. Uma profissão que pode atuar em várias áreas, dando prioridade a garantir o reconhecimento do valor humano, respeito à igualdade entre os indivíduos, direitos sociais, liberdade de vida e de tomar suas próprias decisões.
ASSISTÊNCIA SOCIAL A assistência social regulamentada pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) do art.203 da CF, pela lei 8.742 de 1993. Definida em seu art.1. O direito do cidadão e dever do Estado atender aos que mesmo não sendo contribuinte a seguridade social. Garantidos através das políticas conquistadas pelas ações de iniciativas públicas e da sociedade, visando o atendimento as necessidades da sociedade.
O benefício de prestação continuada é o principal benefício da assistência social, onde concede um salário mínino para deficientes e idosos.
Provê para o assistido o necessário para viver com dignidade, e enfrentando a pobreza, ao provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais. São também praticadas por ONGs (Organizações Não Governamentais) onde prestam serviços sem fins lucrativos ajudando as comunidades carentes, no atendimento e assessorando na defesa e garantindo os seus direitos.
ASSISTENTE SOCIAL É o profissional graduado em Serviços Sociais que deverá estar devidamente habilitado para atuar nas expressções das questões sociais, das