Trabalho Economia Meio Ambiente RESPONDIDO2

676 palavras 3 páginas
Exercícios Data: Disciplina: Economia Ambiental

Aluno(a):

Questões:

1.Como é visto o problema da economia política da sustentabilidade e qual o papel dos agentes envolvidos nesse processo?

R: A economia política da sustentabilidade é vista como um problema de recursos naturais finitos, o que pressupõe a definição de limites para seu uso. Trata-se de um processo envolvendo agentes econômicos cujo comportamento é complexo em suas motivações e que atuam em um contexto de incertezas e de riscos de perdas irreversíveis que o progresso da ciência não tem como eliminar.

2.No debate acadêmico em economia do meio ambiente, as opiniões se dividem entre duas correntes principais. Aponte os principais pontos de ambas.

R: 1 – Economia Ambiental (Neoclássico): Sustentabilidade fraca – o investimento compensa as gerações futuras pelas perdas do consumo corrente. A escassez crescente se traduziria na elevação de seu preço. A partir de certo nível de bem estar a população torna-se mais sensível e disposta a pagar pela melhoria do meio ambiente. Inovações institucionais e organizacionais para corrigir falhas de mercado. Soluções ideais: funcionamento dos mecanismos de mercado.
2 – Economia Ecológica: Sustentabilidade forte – o progresso científico e tecnológico é visto como fundamental para aumentar a eficiência na utilização dos recursos naturais. A longo prazo, a sustentabilidade do sistema econômico não é possivel sem estabilização dos níveis de consumo per capita. A sociedade através do Estado decide sobre o uso dos recursos. A questão central para essa corrente de análise é: como fazer com que a economia funcione considerando a existência destes limites.

3.Discorra sobre a evolução do principio da precaução e sobre a teoria da incerteza.

R: A emergência do princípio da precaução começam com a mudança da percepção de risco da população decorrente da crescente complexidade da civilização industrial. Sentimento da capacidade da ciência e da

Relacionados