Trabalho Economia BR
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE PERNAMBUCO – FCAP
ECONOMIA BRASILEIRA
Discentes:
Alexandre Passos
Bruno Lucena
João Paulo Andrade
Docente:
Mauro Figueira Ferreira Lima
Trabalho de Pesquisa 1
Recife
Abril/2014
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O Sistema Financeiro Nacional corresponde a um conjunto de órgãos e instituições, que ficam voltadas para a gestão da política monetária do país. O SFN, como é conhecido, é responsável por desenvolver e gerir a economia, com o objetivo que ela seja equilibrada, possua controle no crédito e na circulação de moeda.
O SFN é dividido em duas partes distintas o de Supervisão e o Operativo: o de Supervisão tem por finalidade definir as regras e diretrizes que regem as transações financeiras, além de supervisionar as instituições que fazem qualquer tipo de intermediação monetária. É composto pelo Conselho Monetário Nacional, Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, entre várias outras.
O sistema Operativo é composto por: Instituições Financeiras Bancárias, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, Sistema de Pagamentos, etc. Os integrantes desse sistema são aqueles que realizam todas as operações financeiramente necessárias, ou seja, são todos os bancos ou fundos de investimentos que são responsáveis pelas transações, empréstimos ou qualquer tipo de ação monetária.
BALANÇO DE PAGAMENTO
O Balanço de Pagamento é o registro contábil da entrada e saída de recursos financeiros. Levando em consideração um país, como exemplo o Brasil, o balança de pagamento será analisado e visualizado de acordo com o volume de exportações e importações de produtos e serviços que foram realizados no comércio com outros países.
As transações em que são realizados registros são divididas em dois grupos: as de conta corrente, que correspondem ao comércio de mercadorias e serviços; e as de conta capital e financeira que envolve todos os