TRABALHO (DPP) - CRESCIMENTO SUSTENTAVEL
As mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mercado de trabalho da seguinte forma: várias profissões que existiam, já não existem mais, o Brasil vem crescendo muito economicamente nos últimos anos, sendo exigido tecnologia e sustentabilidade, as pessoas devem ter mais estudos do que antes, um curso superior ou no mínimo alguns cursos bons em seu currículo, para poder se ter uma boa qualificação no mercado de trabalho.
Aqui na região de Ribeirão Preto, por exemplo, onde foi muito conhecida pelo cultivo de café, também a pecuária, citros, entre outros, hoje em dia deu lugar ao cultivo da cana-de-açúcar, indústrias, entre outros. O fato é que com isso ocorre uma transformação no mercado de trabalho, e pessoas que sabiam fazer tal tipo de serviço, onde o serviço foi extinto, precisa-se de estudos, competências para se fazer novas tarefas, para poder acompanhar as mudanças no dia-a-dia, já que a informatização está em constante aceleração.
Hoje em dia, as próprias universidades dão direcionamento aos estudantes por meio de palestras, atividades em grupo, estágios, as próprias universidades já passam isso para seus alunos. A modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual do que braçal, exigindo ao trabalhador buscar novos conhecimentos para trazê-lo de volta ao mercado de trabalho, ou seja, se não tiver estudos, está fora do mercado.
Vencer as barreiras do medo e do comodismo, mas também se posicionar da melhor forma para vencer a concorrência. Deve-se ter conhecimentos, habilidades e atitudes para chegar aonde querem. O mercado de trabalho exige que se tenham várias competências individuais, como: habilidades sociais de automonitoria, habilidades de comunicação, habilidades sócias de civilidade, assertiva de enfrentamento e empatia.
Estudar e se dedicar o máximo todos os dias, ter força de vontade, para chegar ao seu ideal, fazer novos cursos, ter o hábito da