Gestão de estoques para micro e pequenas empresas
Ilany da Silva Oliveira
PARDO, Marcos Vinicius Calvo; Gestão de estoque para micro e pequenas empresas. Marcos Vinicius Calvo Pardo é formado em Engenharia Mecânica de Produção pela
FEI, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Já atuou em empresas como
Armazéns Gerais Columbia, Audi Volkswagen, Embraer e O Boticário. Possui 14 anos de experiência em planejamento e implantação de projetos, treinamento e consultoria.
Diretor da BPLog em Curitiba e professor de Logística das Faculdades OPET.
No momento em que as empresas se esforçam para a busca em obter uma relação harmoniosa entre suas atividades que envolvem principalmente a administração de seus materiais objetivando eliminar perdas e conseguir a qualidade total de seus produtos e/ou serviços oferecidos para os seus clientes. O presente artigo proposto tem ênfase na gestão de estoques e apresenta as formas matemáticas para o cálculo para se possa dimensionar e como simplificar os estoques de uma maneira que atendam as necessidades organizacionais. Conforme dito na obra acima citada gerir os estoques é a maneira mais adequada de evitar desperdício e gastos desnecessários.
Os estoques são recursos que ficam ociosos dentro da empresa e que custa um valor econômico do capital de giro que pode estar não estar dando nenhum retorno do investimento feito ou pode ser solicitado com urgência por qualquer área da empresa, razão pela a qual a eficiência em gerir estoques para evitar falhas se torna de grande importância dentro das empresas, alem do mais ele são destinados a satisfazer as necessidades na produção de insumos e consequentemente satisfazer as necessidades dos clientes.
O ato de gerir de forma correta possibilita avaliar e dimensionar os estoques de maneira conveniente em bases científicas substituindo as especulações em soluções. Deve se entender as noções de qual a necessidade da empresa, o que comprar, quando comprar, a quantidade a ser adquiridas, ou seja, ter uma